Integrantes do PCC fogem de penitenciária em Itaitinga

Maio 1, 2017 Sem comentários »

presidio
Uma fuga em massa foi registrada na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, no fim da noite de sábado (29). Pelo menos 44 detentos escaparam por volta das 22 horas da Rua F da unidade, que abriga membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Até a tarde de ontem, 13 internos haviam sido recapturados. 31 homens permaneciam foragidos até o fechamento desta matéria.

Uma fonte da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) revelou que a fuga ocorreu por buracos abertos após danos nos combogós localizados nas paredes das celas.

Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e agentes do Grupo de Apoio Penitenciário (Gape) chegaram ao local e iniciaram as buscas. Dois presos foram localizados na parte externa do pátio, conhecida como “área das britas” e outros 11 na parte externa da Penitenciária, numa área de matagal. No começo da manhã, um procedimento de contagem teve início na CPPL III. Por volta das 14h, a Sejus confirmou o número de fugitivos.

As tentativas de fuga e ações criminosas que tiveram êxito são recorrentes na CPPL III. Há uma semana foi descoberto um túnel na unidade. O achado aconteceu durante ronda noturna de agentes penitenciários. Da unidade, no último dia 13 de março já haviam escapado 11 detentos por meio de um túnel.

Passados dois dias a esta primeira fuga do ano, outros quatro túneis foram encontrados na penitenciária. Já em janeiro, houve uma tentativa de fuga frustrada no local. Na ocasião, um detento foi morto e um policial militar baleado na cabeça, costas e braços.

Assunto Relacionado

Comente