Aproximadamente 30 mil fiéis participaram do encerramento dos festejos de Senhora Sant’Ana em Iguatu

Julho 27, 2015 Sem comentários »
1010

A imagem de Senhora Sant’Ana sendo carregada pelos fiéis. Foto: Alex Santana

Um domingo especial para a comunidade católica de Iguatu, onde quase 30 mil fiéis é o que informa a organização do evento, participaram da procissão e recepção da imagem de Senhora Sant’Ana.

As ruas da cidade foram tomadas pela multidão as 17h, horário que teve início a tão esperada procissão. Por onde passava o cordão humano era recepcionado pelos moradores que realizaram homenagens a padroeira com altares, pinturas, faixas, bandeiras e cartazes.

O silêncio era quebrado pelas orações que  eram entoadas pelos participantes da procissão e curiosos que olhavam nas calçadas e residências. Após quase duas horas de caminhada, a multidão finalmente chegou ao ponto de saída, o pátio externo da igreja Matriz de Senhora Sant’Ana e lá, recepcionaram os representantes da Diocese que ao lado da imagem original de Senhora Sant’Ana foram acolhidos pelos fiéis.

02

Os cordões de fiéis tomaram as ruas de Iguatu. Foto: Alex Santana

Com cantos, fogos, papéis os sacerdotes foram recebidos e passaram pelo povo até chegarem ao altar que foi montado. Homens, mulheres, idosos, jovens e até crianças disputavam a oportunidade de tocar no andor que conduzia a imagem que foi colocada em um ponto de destaque no altar.

03

O prefeito de Iguatu foi bastante aplaudido. Foto: Alex Santana

O pároco Roberto Alencar fez vários agradecimentos em especial a empresa Zenir Móveis e Prefeitura de Iguatu, o gestor Aderilo Alcântara foi aplaudido ao ser chamado ao altar, “ para mim este foi um grande momento, colaborar com a fé do nosso povo, para que possamos enviar a nossa mensagem do bem, agradecemos a Diocese de Iguatu pelo belo trabalho e todos estão de parabéns”, disse o prefeito. A prefeitura colocou vários ônibus disponíveis gratuitamente nas comunidades rurais, para que os fiéis católicos pudessem participar do evento.

Outro homenageado da noite foi o Bispo Dom Edson de Castro Homem que ficou encantado com toda festa, “ já havíamos recebido informações sobre a festa da padroeira de Iguatu, mas fiquei impressionado, foi mais além do que esperava, emocionante ver que a memória de todos na fé da igreja católica está sendo mantida em Iguatu e região, estou feliz em ver tudo isto”, destacou.

05

Dom Edson fez a sua primeira aparição após sua posse diante dos fiéis e conquistou o público. Foto: Alex Santana

Também foi apresentada aos fiéis uma imagem de Senhora Sant’Ana que ficará na parte externa do pátio da Igreja Matriz, uma placa foi descerrada onde naquele momento dava-se início a contagem regressiva para a comemoração dos 300 anos da chegada da imagem de Senhora Sant’Ana a Iguatu. Participaram do momento, o Bispo Diocesano, Dom Edson; o pároco Roberto Alencar; o prefeito Aderilo Alcântara; o deputado Agenor Neto, além do vereador João Lázaro.

“ Não poderia deixar de participar desta festa, onde as famílias se reúnem para enviar sua mensagem de esperança para todo o Ceará, venho também a gradecer ao nosso Deus e Senhora Sant’Ana pela saúde do meu pai e orar para que possamos ter dias melhores na política do nosso país”, observou o deputado Agenor Neto.

No final do evento, uma surpresa que encantou a todos, a prefeitura de Iguatu presenteou os fiéis com um show pirotécnico que durou cerca de 10 minutos, que foi o bastante para emocionar a todos os presentes e encerrar com chave de ouro a maior festa religiosa de toda a região Centro-Sul.

Com informações do iguatu.net

Assunto Relacionado

Comente