Apenas 54,3% dos cearenses concluem o Ensino Médio na idade certa

Dezembro 8, 2014 Sem comentários »

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (8) pelo movimento Todos Pela Educação apontou que o Ensino Médio foi concluído por apenas 54,3% dos estudantes cearenses com idade até 19 anos. Os indicadores foram calculados com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013  

O Ceará apresentou uma melhora no índice em relação ao ano anterior, quando foi registrado53,8%, mas com o aumento da meta para 56,7%, o Estado não conseguiu atingir o resultado previsto dos alunos que terminam a etapa final da Educação Básica na idade certa.

O Estado também não alcançou o resultado esperado para conclusão do Ensino Fundamental na idade considerada correta. De acordo com o estudo, 71,8% dos alunos cearenses terminaram o Ensino Fundamental até os 16 anos em 2013. A meta era de 82%.

Dados nacionais

Pouco mais da metade dos jovens brasileiros, apenas 54,3%, conseguiram concluir o Ensino Médio na idade considerada adequada. No Ensino Fundamental, a conclusão até os 16 anos foi alcançada por 71,7% dos jovens. As metas definidas pelo movimento para 2013 eram de, respectivamente, 63,7% e 84%.

Os números ainda estão longe do estipulado pelo Todos Pela Educação até 2022. O movimento espera que 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos devem completar o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos alunos de 19 anos devem concluir o Ensino Médio.

“O investimento e a melhora da qualidade do Ensino Médio são urgentes, mas devemos ter clareza também de que o crescimento dos indicadores dependerá também, em boa medida, da melhoria da Educação Básica desde os primeiros anos”, diz Alejandra Meraz Velasco, coordenadora geral do movimento Todos Pela Educação.

Diário do Nordeste

Assunto Relacionado

Comente